Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Uberaba

Desde o dia 15 de julho de 2011, memória de São Boaventura, estamos na rede mundial de computadores; nosso intuito é aquele de iniciar uma comunicação adequada com as tecnologias mais avançadas, sendo então o Primeiro Tribunal Eclesiástico no Brasil a adentrar nestes caminhos. Através deste site queremos responder com alegria ao convite feito pelo Santo Padre, Bento XVI, que deseja aproximar do homem e da mulher a verdade de Deus e da Igreja através do mundo digital.

Nosso site veiculará na web a identidade de um Tribunal Eclesiástico. Será uma presença midiática que se esforçará para dar a certeza sobre os passos que o homem ou a mulher (Christefideles) em dificuldade querem iniciar para esclarecer a própria realidade conjugal. O TEI – Uberaba – MG, pretende fazer-se, desse modo, companheiro de viagem junto às pessoas marcadas em seus afetos e ajudá-las na reconstrução de uma nova realidade existencial quando existam os pressupostos para se examinar a verdade fundamental da existência ou não do matrimônio celebrado ou seja, da validade ou não do consentiment o legitimamente prestado.

Para quem quiser servir-se deste instrumento, existe uma janela aberta para dialogar e oferecer sinais concretos de proximidade às tristes situações das relações conjugais fracassadas e também para orientar os caminhos de reconciliação ou de novas condições de vida.

Quem nos visita encontrará respostas adequadas, ou ao menos o esforço para elas, sobre a reta interpretação do trabalho judiciário da Igreja, em unidade com as regras administrativas, sobretudo as referentes ao percurso judiciário processual canônico.

Boa navegação, para uma justiça que leve paz às consciências dos cristãos, na suprema lei da Igreja que é a salvação das almas.

O Vigário Judicial do TEI – Uberaba – MG.